Dicastutorial > Segurança > Como retirar vírus de meu computador?

Como retirar vírus de meu computador?

Retirar vírus do pc.Meu PC pegou vírus. O que fazer?

Neste artigo, vamos orienta-lo como proceder em casos de suspeita de vírus em seu computador.
Isso pode acontecer com qualquer um, e é importante estar preparado.

Siga o dicastutorial.com no twitter @dicastutorial e receba muitas novidades de nosso blog, ou assine nosso feed por e-mail para ler as postagens via e-mail gratuitamente!

Como bloquear sites no Firefox.
Como criar senhas seguras.

O que é um vírus?

Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. 

A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um e-mail. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives ou CDs. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. 

Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.

Como me prevenir?

Como dito mais acima, qualquer pessoa pode ser uma vítima infectada por um vírus no computador, mas existem procedimentos que podem ser feitos para reduzir e muito a chance disto acontecer.
- Ter o antivírus sempre ativado e atualizado;
- Firewall sempre ativado;
- Varreduras periódicas;
- Mantenha seu navegador e S.O sempre atualizados;
- Evitar abrir e-mails suspeitos ou spans;
- Muito cuidado com downloads, principalmente de sites desconhecidos.
- Evitar usar cracks e softwares piratas; 
- Cuidado com sites e downloads de conteúdo adulto;
- Evite entrar em sites que exageram com os pop-up;
- Não seja um clicador compulsivo, evite cair em falsos links.
Recomendo que leia este post: Dicas de segurança na internet.



Meu PC foi infectado, oque fazer?

Primeiramente mantenha a calma e esfrie a cabeça.

A primeira coisa que você deve fazer é ter certeza que o que causa o problema em seu computador é um vírus, para isto você deve realizar testes e analisar os sintomas. Mas a forma mais eficaz realmente é fazendo a varredura completa em seu computador.

Então, vamos aos principais passos para retirar o vírus do computador:

Tente restaurar um backup. Isso algumas vezes funciona, pois um backup pode restaurar arquivos que o vírus corrompeu.

Logue no seu windows em modo de segurança, pois nele vários recursos são desabilitados, inclusive o modo de segurança pode impedir um vírus de ser executado, e isso vai facilitar a nossa tarefa.

3º Desinstale e instale o antivírus. Dê preferencia instale outro, pois se o que você usa permitiu a penetração de vírus em seu sistema, ele tem alguma falha, ou você não soube configura-lo corretamente.
Existem diversos bons antivírus no mercado, gratuitos e pagos, pesquise qual o melhor para você em todos os aspectos.

Depois de instalar o antivírus e atualiza-lo, faça as varreduras completas em seu sistema, recomendo fazer uma verificação também na inicialização e na memória ram, se seu antivírus tiver estes recursos.
Também deixe o nível de detecção máximo, para que nenhum vírus possa escapar do Scanner.
Depois que os vírus forem detectados, faça os procedimentos recomendados pelo antivírus, manda-lo para a quarentena ou excluir o arquivo infectado.
Se você usa o Avira Antivir, leia este artigo: Como configurar o avira.

Verifique os programas que estão inicializando junto ao sistema, muitas vezes os vírus inicializam junto ao Windows, prejudicando a execução de suas tarefas.
Para fazer isto veja este post: Usando o msconfig.

Também recomendo você a fazer uma limpeza no seu sistema com o Ccleaner. O melhor programa para retirar arquivos desnecessários ou vestígios de vírus.
Veja como em limpeza do Windows com o Ccleaner.

Bem, o que está em seu alcance é isso, caso não consiga resolver seu problema, vá ao seu técnico ou alguém mais experiente. Em último caso, será necessário a formatação de seu computador.

David Pereira

David Pereira tem 18 anos, é estudante e fundador do blog de tecnologia dicastutorial.com. Desde sempre interessou-se em tecnologias e fez cursos de hardware e analista de suporte.
Marcadores Segurança .

3 Comentários: Como retirar vírus de meu computador?

  1. Clayton Rodrigues disse:

    Ótimas dicas! Eu recomendaria também o uso do Baidu Antivírus. Leve e mega eficiente, o programa roda fácil e detecta tudo. Desde que instalei ele nunca mais tive problemas com vírus. É de graça! Pra quem quiser experimentar, o link é esse: http://antivirus.baidu.com/pt/?referrer=bwt

  2. Janice disse:

    Ter um antivirua atualizado é essencial. Só assim pra saber que estamos em ameaça e melhor ainda quando vimos que n foi infectado por que o antivirus barrou. Quer dizer, isso quando o antivirus é o psafe. os outros eu nao tenho muita coisa boa pra falar nao.

  3. moacir disse:

    quando formato meu pc, preciso obrigatoriamente comprar outro, Windows? restauração de pc elimina vírus?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>