Dicastutorial > Programas > Como compactar arquivos no winrar.

Como compactar arquivos no winrar.

winrarAprenda a compactar os seus arquivos com o Winrar.

Existem diversos tipos de arquivos, cada um com seu tamanho e características. Para facilitar o manuseio desses arquivos foram criados os compactadores de arquivo, que diminuem o tamanho do arquivo, melhorando sua usabilidade e ganhos de espaço em disco e tempo de downloads.

Siga o dicastutorial.com no twitter @dicastutorial e receba muitas novidades de nosso blog, ou assine nosso feed por e-mail para ler as postagens via e-mail gratuitamente!

Aprenda a colocar senha em arquivos rar.
Como diminuir tamanho do arquivo de imagens.
Como criar uma rádio online grátis – Parte 1.

Existem diversos compactadores, os mais famosos são 7-zip, WinZip, 7-Zip, IZArc e claro, o Winrar. Também a vários tipos de extensões dos arquivos compactados, tais como ZIP, RAR, TAR, 7Z, BZ2,CAB, DEB e RPM.

Com um arquivo compactado é muito mais fácil se fazer um upload, download e transferência de dados, pode-se juntar vários arquivos em uma compactação, ajuda em enviar anexos por e-mail e a economia de espaço.

Como dividir arquivos em partes.

Neste tutorial você vai aprender a compactar os seus arquivos usando o Winrar, o melhor programa para essa função.

Baixe e instale o Winrar. A instalação é simples, apenas alguns avançar.

Agora vamos agora fazer a compactação. Usarei como exemplo uma pasta com diversos arquivos que vou compactar para formar uma só pasta no formato .rar . A diminuição de tamanho do arquivo depende de seu formato e de outros fatores.

Veja o tamanho dos arquivos antes de minha compactação.tamanho-arquivos

Para iniciar compactação selecione os arquivos ou a pasta que você quer comprimir, clique com o botão direito e entre na opção “Adicionar para o arquivo”. Uma nova janela vai ser aberta, logo na aba geral você tem as opções de configuração.

- Nome do arquivo: Escolha o nome que o arquivo rar vai ter.

- Método de atualização: Deixe a opção “Adicionar e substituir arquivos”.

- Formato do arquivo: Escolha o RAR.

- Opções de compressão: Selecione a opção “Criar arquivo sólido”, fazendo isso ele terá um nível de compressão mais alto.

- Método de compressão: Escolha a opção “Ótimo” para que o arquivo tenha o máximo possível de compressão.

- Tamanho de volume, bytes: Deixe vazio.

opcoes-geraisClique em ok e aguarde o processo.

Veja agora o tamanho do arquivo em bytes após a compactação. Basta clicar com o botão direito sobre o novo arquivo e  ir em “Propriedades”.

tamanho-compactadoPerceba que a diminuição no tamanho do arquivo foi enorme. De 500 KB para 112 KB.

Uma diminuição de 75 %.

diminuicaoLembro novamente que o tamanho final do arquivo depende de sua extensão e algorítimo. Por exemplo, em uma compactação de um filme em AVI, tive diminuição de apenas 3% no arquivo rar .

Descompactar o arquivo.

Descompactar o arquivo é muito simples, basta você clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo RAR, escolher a opção “Extrair arquivos”, escolher a pasta onde vai ser salvo e clicar em “Ok”.extraindoPronto, seu arquivo vai ser descompactado sem nenhuma alteração em relação ao original.

David Pereira

David Pereira tem 18 anos, é estudante e fundador do blog de tecnologia dicastutorial.com. Desde sempre interessou-se em tecnologias e fez cursos de hardware e analista de suporte.
Marcadores Programas .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>